O Banco Central está planejando integrar o Pix, o Open Finance e o Real Digital para promover o desenvolvimento de uma economia digital mais eficiente e segura no país. 

O Open Finance é um ecossistema de compartilhamento de dados, enquanto o Real Digital é uma forma virtual de representar o dinheiro.

Essa integração dos sistemas foi mencionada por Otávio Damaso, diretor de regulação do Banco Central, durante um workshop promovido pela autoridade monetária. 

Damaso destaca o movimento global em direção à busca por representações digitais de ativos de valor. Ele ressalta que essa agenda está avançando em direção à democratização do acesso ao dinheiro.

Em relação ao Open Finance (anteriormente chamado de Open Banking), o Banco Central está promovendo uma transformação, permitindo que as informações financeiras sejam de propriedade dos clientes, que podem compartilhá-las como desejarem entre as instituições financeiras. 

Por fim, o Banco Central está introduzindo a inovação na moeda com o seu CBDC (Central Bank Digital Currency), o Real Digital.

🔗 Fonte | Matéria Completa