O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) está em processo de criação de um comitê composto exclusivamente por mulheres, com o objetivo de atualizar a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino. 

O Comitê será dividido em grupos de trabalho, que se dedicarão a aprofundar os seguintes temas:

✅ Acesso a mercados e inclusão produtiva: serão propostas ações afirmativas e critérios de equidade de gênero nas compras públicas realizadas por empresas lideradas por mulheres, visando promover o acesso dessas empreendedoras ao mercado.

✅ Acesso a recursos financeiros: serão disponibilizadas informações por parte das instituições financeiras sobre créditos e financiamentos concedidos a negócios liderados por mulheres, facilitando o acesso a recursos financeiros.

✅ Acesso a tecnologia e inovação: serão estabelecidas políticas que facilitem o acesso das mulheres empreendedoras ao ambiente de inovação, além de programas de aceleração que promovam a conexão entre elas e esse ambiente.

✅ Educação empreendedora: haverá um foco especial no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comportamentais empreendedoras por meio de programas de educação, visando fortalecer o empreendedorismo feminino.

Esses temas foram definidos em uma reunião realizada no dia 16 de maio de 2023. 

Com a criação desse comitê, o MDIC demonstra o seu compromisso em promover a participação e o desenvolvimento das mulheres no empreendedorismo, reconhecendo a importância de políticas e ações específicas para impulsionar o setor.

🔗 Fonte | Matéria Completa