Soluções tecnológicas de software como serviço ainda não são usadas nem por 5% das pequenas e médias empresas.

O mercado brasileiro de Software as a Service (SaaS) tem potencial para crescer cerca de 20% ao ano nos próximos cinco anos, impulsionado pela digitalização das pequenas e médias empresas (PMEs).  

Atualmente, menos de 5% das PMEs brasileiras utilizam soluções SaaS, apesar dos benefícios oferecidos, como otimização de operações e redução de custos. Pesquisas indicam um aumento na demanda por tecnologias SaaS, com um crescimento de 19,1% em 2022 e 41% das startups brasileiras adotando o modelo de negócio SaaS. 

Startups estão se destacando nesse cenário, oferecendo soluções específicas para nichos de mercado e impulsionando o crescimento do setor. Empresas como Ipe Digital e Effecti registraram um crescimento médio anual de 40% a 45% ao adotarem o modelo SaaS.  

O CEO do Grupo Nuvini destaca que o mercado brasileiro segue tendências internacionais, como o uso da inteligência artificial (IA) para oferecer soluções mais escaláveis. Além disso, a integração de diferentes soluções em um único ecossistema se mostra como uma tendência promissora para otimizar e automatizar processos. 

Com a digitalização em ascensão e o potencial de crescimento do mercado SaaS, as empresas estão buscando novos modelos de negócios para atender às necessidades das PMEs.

A expectativa é que o mercado brasileiro de SaaS experimente um crescimento acelerado nos próximos anos, impulsionado pelas oportunidades oferecidas por tecnologias emergentes e pela demanda por soluções mais eficientes e integradas. 

🔗 Fonte | Matéria Completa